Nem todo equipamento é correto para todos os personagens, e para descobrir qual o melhor tipo para voce, leia o texto abaixo.

Armas

A sabedoria convencional é que voce deve escolher uma arma que apresente um bonus a sua classe. Entretanto, realisticamente, poucos jogadores usam o ataque corpo a corpo com frequencia. Por essa razão a arma deve ser usada como outra peça de equipamento, para aumentar as estatisticas.

Se voce usa sua arma como seu ataque p´rincipal, segue abaixo uma tabela para ver qual sua melhor arma. (verde é o recomendado, azul são armas com bonus, mas não os bonus mais altos.)

Arma ->
\/ Classe
Machado Arco Adaga Martelo Picareta Foice Bastão Espada Varinha
Sadida - -0.3 -0.3 -0.1  ? - -0.1 0.5 -0.3 -
Osamodas -0.1 -0.3 - 0.4  ? - -0.1 -0.2 -0.3 0.2
Enutrof - -0.3 -0.2 -  ? - 0.4 -0.25 -0.1 -0.1
Sram -0.2 - 0.4 -0.2  ? - -0.2 -0.3 - -0.1
Xelor -0.2 -0.3 - 0.4  ? - -0.2 -0.2 -0.3 0.3
Ecaflip -0.1 -0.2 -0.1 -0.1  ? -0.1 -0.1 -0.1 0.5 -0.2
Eniripsa -0.3 -0.3 - -0.3  ? - -0.3 -0.2 -0.3 0.4
Iop 0.1 -0.2 0.1 0.1  ? - 0.1 - 0.2 -0.4
Cra -0.3 0.4 - -0.3  ? - -0.3 -0.2 -0.2 -0.2
Feca -0.1 -0.25 0.1 -0.2  ? - -0.2 0.4 -0.1 -
Sacrier -0.3 -0.3 -0.3 -0.3  ? -0.3 -0.3 -0.3 -0.3 -0.3
Pandawa 0.4 -0.3 -0.3 -0.3  ? -0.3 -0.3 0.1 -0.3 -0.3

Se uma arma especifica vai completar um Conjunto mas não é o seu tipo de arma recomendada pergunte a si mesmo se vale a pena perder o bonus e possivelmente aceitar uma redução.

Escudos

Escudos bloqueia algum dano, mas apenas em batalhas PvP . Você pode escolher um escudo ( caso você queira um) baseado no elemento que você encontra com mais frequencia, ou pela aparencia dele. Muitas pessoas não carregam escudo.

Outros Equipamentos

Basicamente, todos os equipamentos fora armas e escudos, servem ao mesmo proposito: aumentar suas estatisticas (e fazer voce parecer elegante). A diferença principal entre os vários tipos de equipamento é o local que ocupam.Somente os jogadores p2p podem usar escudos.

O equipamento que voce escolhe normalmente deve se somar a sua estatistica mais importante ( isso em geral é decidido por sua Classes e build ). Em alguns casos voce pode preferir escolher equipamentos que somem pontos a estatisticas que voce não está gastando pontos, mas isso não é recomendado.

Alem disso, todas as classes e builds podem se beneficiar de uma capacidade de carga maior (medida em pods), aumento no HP, aumento na Iniciativa, mais Sabedoria, maior Alcance, mais AP e MP, e maiores resistencia de danos.

Certas classes também podem se beneficiar de coisas como aumento na Invocação .

Finalmente, nem todos os equipamentos são criados da mesma maneira; se você olhar nos mercados voce verá que algumas peças são melhores do que outras, que o preço é quase sempre mais alto para os itens melhores, mas de vez em quando voce terá sorte e encontrará uma peça de boa qualidade por um bom preço.

Conjuntos

Conjuntos são uma forma efetiva de aumentar estatisticas ainda mais. Quando voce tem mais de um item do conjunto voce recebe um bonus. Quanto mais peças do conjunto, mais bonus.

Muitas pessoas preferem completar o conjunto para receber o bonus final, que costuma ser maior, mas outras preferem misturar e combinar, para ter maiores resultados dos pedaços de conjunto.