Pergaminho de Característica
Nivel: 1
Categoria: Pergaminho de Característica
Peso: 1 pod
Vende para o NPC: 100-1500 kamas
Pergaminho de Característica
Descrição oficial
(clique duplo para receber um ponto de característica)
Com este pergaminho você pode aumentar com segurança e permanentemente sua "característica", mas tenha cuidado, você pode usa-lo apenas se sua "característica" estiver abaixo do "nível".

Pergaminho de Característica são itens de uso único que dão pontos de Características.

Existem quatro tipos de pergaminho para cada característica: pequeno, médio, grande e poderoso.

Importante
Lembre-se de usar os pergaminhos na ordem correta! Primeiro os pequenos, até o máximo permitido pelo nível, depois os médios, e assim por diante. Se você usar um pergaminho maior do que seu nível precisava, ele será consumido e dará UM ponto da mesma maneira, mas se tentar usar um pequeno no lugar de um grande, por exemplo, ele não irá funcionar.
(Sim, Já vi gente comprar todos os pergaminhos necessários para o nível 101, usar primeiro os poderosos e grandes e depois ficar se lamentando porque não conseguia usar os pequenos e médios que tinha comprado...)
Pergaminhos de Características
Tipo de Pergaminho Aumenta Máximo de característica
Pequeno 1 25
Médio 1 50
Grande 1 80
Poderoso 2 100

Obtendo

Pergaminhos de Característica podem ser obtidos:

  • trocando por Doploons (veja abaixo)
  • trocando por dragossauros (vejaMounded Ghard)
  • trocando por créditos recebidos nos torneios do Dofus Arena e então os enviando para sua conta de Dofus.
  • como drops de alguns monstros chefes (como o Wa Wabbit)

Pergaminhos de Característica podem ser vendidos e comprados nos Mercados de Pergaminhos de Bonta (-36,-56) e Brakmar (-31,38).

Tambem existem itens de Comida de Aumento de Característica que funcionam exatamente como pergaminhos de característica.

Trocando Dragossauros

Veja Mounded Ghard.

Trocando Doploons

Você pode trocar Doploons por pergaminhos de característica em qualquer mercado de templo de classe, da forma a seguir:

Pergaminho Doploons
Pequeno (1) 20
Médio (1) 60
Grande (1) 140
Poderoso (1) 340

Uso

Você só pode aumentar uma característica usando os pergaminhos até o nível 101. Por causa dessa limitação, alguns jogadores decidem criar um novo personagem e elevar as características primarias até 101 direto no nível 1, antes de investir qualquer Ponto de Característica que você recebe quando sobe de nível. A vantagem de tais personagens "escrolados", porem, não é tão significativa nos níveis mais altos,, porque os personagens serão afetados pelo soft cap mais cedo do que os não escrolados. Por exemplo, a diferença entre um int Feca escrolado e um não-escrolado no nivel 1 é 101; no nivel 150, a diferença é apenas 25. Desde o lançamento da Ilha de Otomai e os calabouços de reset muitas pessoas resetam para escrolar as características para 101 antes de gastar seus pontos.

Muitos jogadores escrolam também as características não-primarias, principalmente Vitalidade , Sabedoria ( Para evitar perda e PA e PM e mais pontos de experiencia) e Agilidade (testes de esquiva e ataques críticos). Personagens de Agilidade costumam escrolar força para atingir as requisições para uso de adagas.

Jogadores F2P também podem usar pergaminhos, embora todos os pontos de troa ou compra de pergaminhos estejam em áreas P2P. Dessa forma, a unica maneira de um F2P conseguir pergaminhos de característica é com lojas de jogadores P2P em áreas F2P.

Embora em geral quanto menor o tipo de pergaminho mais barato fiquem, em alguns casos é mais econômico usar pergaminhos poderosos, dependendo dos preços.

Lembrando que no caso de Sabedoria e Agilidade você deve começar a usar os pergaminhos poderosos quando estiverem em numero impar ao escrolar. Como o numero máximo de ponto de característica que você ainda pode usar um pergaminho de característica é 99, e que depois do 79 você precisa usar os poderosos, que dão 2 pontos cada, você irá terminar com 100 ao invés de 101 se começar em um numero par. Força, inteligencia, vitalidade e sorte tem diversas comidas raras que possuem a condição característica < 101, significando que os jogadores ainda conseguem chegar a 101 na característica mesmo que tenha chegado a 100 com pergaminhos.

São necessários 9800 Doploons para escrolar completamente uma característica ao nível 101 (25 pequenos= 500, 25 médios= 1500, 29 grandes= 4060 e 11 poderosos= 3740).

Histórico

Antes do patch 2.7 era possível trocar materiais/itens por pergaminhos de características. Não é mais possível, e embora alguns dos antigos NPCs citem a troca, a opção Trocar não aparece mais. Mais sobre a forma antiga de troca em Pergaminho de Característica/old