Feitiço é um tipo de pericia que um personagem pode usar para causar certos efeitos durante o combate.

Tipos de Feitiços

Nível

Cada vez que um Personagem alcança um novo Nível eles recebem 1 Ponto de Feitiço. Esses pontos de Feitiço são usados para levar feitiços a um nível mais alto, com o nível 6 sendo o maximo.

  • Custa 1 ponto de Feitiço para levar uma perícia do nivel 1 para o nivel 2.
  • Custa 2 pontos de Feitiço para levar uma perícia do nivel 2 para o nivel 3.
  • Custa 3 pontos de Feitiço para levar uma perícia do nivel 3 para o nivel 4.
  • Custa 4 pontos de Feitiço para levar uma perícia do nivel 4 para o nivel 5.
  • Custa 5 pontos de Feitiço para levar uma perícia do nivel 5 para o nivel 6.

Voce não poderá elevar uma Feitiço ao 6º nivel enquanto seu personagem não tiver nível suficiente. A fórmula para Feitiço de Classe é 100 + [o nível do personagem requirido para aprender pela primeira vez o feitiço ]. Por exemplo, com um feitiço que voce ganhou quando seu personagem atingiu o nível 20, seu personagem precisará alcançar o nível 120 para que você possa levá-lo ao nível 6. Com outros tipos de Feitiço (veja a lista acima) não há uma fórmula, mas você precisa estar pelo menos no nível 100.

Correções e adaptações

Samuel Aguiar

Características

Cada feitiço tem várias características que afetam seu funcionamento e sua atuação. Essas características são:

Probabilidade de acerto crítico

Essa é a probabilidade de que o feitiço receba um Acerto Crítico. Nem todos os feitiços possuem efeitos de acerto crítico.

Número de conjurações por turno

Para a maioria dos feitiços não existe limitação de uso, desde que possua PA's suficientes. Porém existem certos feitiços que têm limitações de vezes que você pode usar.

Ex: Pulo do Gato nível 1 gasta 2PA's e pode ser usado 1 vez por turno, nível 2 gasta 2PA's e pode ser usado 2 vezes por turno.

Número de conjurações por turno por alvo

Esse é o numero de vezes que é permitido conjurar um certo feitiço sobre um mesmo alvo.
Ex: A Flecha de Gelo pode ser lançada várias vezes no mesmo turno, mas apenas em alvos diferentes. OBS: Para a maioria dos Feitiço não há limite.

Número de turnos entre duas conjurações

Esse é o número de turnos que você precisa esperar antes de lançar o feitiço novamente. Isso se aplica principalmente para feitiços com efeitos de duração. Alguns feitiços só podem ser lançados uma vez por batalha. Entretanto, a maioria dos feitiços não tem restrições. É normalmente chamado de Tempo de recarga ou no inglês Cooldown.

Aumento de Alcance

Feitiços com essa propriedade podem ter seu alcance aumentado ou diminuido por Equipamentos e outros feitiços. Feitiços sem essa propriedade sempre terão o mesmo alcance.

Linha de Visão

Feitiços com essa propriedade devem ter uma linha clara de visão entre o conjurador e o alvo. Feitiços sem essa propriedade irão ignorar os obstáculos como a Flexa de Moléstia do Cra, o Corvo do Osamodas ou a Espada do Julgamento do Iop.

Linear

Feitiços com essa propriedade só podem ser lançados em uma linha reta. Um exemplo é o Feitiço Atração usado pelos Sacrier

Quadrados Livres

Feitiços com esta propriedade devem mirar um quadrado não ocupado. Isso se aplica principalmente para feitiços de movimento e Invocações. Feitiços sem essa propriedade podem ser lançados tanto em um quadrado livre ou ocupado por um jogador ou monstro. (É bom estar consciente dessa caracteristica em feitiços como Mistake ou Divine Sword que causam dano e buff o conjurador: se voce não está perto o bastante do alvo pode mirar o feitiço em um quadrado livre e receber o buff.)

Area de efeito (AoE)

Feitiços com essa propriedade têm um efeito em mais de um quadrado, como: Armadilha em Massa, Fulminante (Golpeamento), Glifos, Poeira Temporal.

Esquecendo um feitiço

Você pode conseguir os pontos de feitiço que você gastou de volta matando os Dopples na Vila e trocando suas "moedas" (Doploons) ou realizando os calabouços da Ilha Otomai, em quest, que é o mais difícil.